Novo modelo de credencial para os Guias de Turismo.

Post date: 13/12/2018 02:15:58

Buscando dinamizar informação ao turista sobre a importância do profissional Guia de Turismo em diversas atividades turísticas, o Ministério do Turismo lançou ontem, 12/12/2018, o novo modelo de credencial do Guia de Turismo que será emitida pelo Cadastur a todos os novos cadastros e renovações futuras.

Nesse novo modelo foi inserido o QR Code que poderá ser lido por aplicativo no celular. A ideia central desse código é eliminar falsificações e facilitar a identificação do Guia de turismo durante negociações e futuras contratações. O viajante que contratar o serviço deverá ficar atento à documentação do profissional. A credencial certifica que o Guia de Turismo atue de forma legal e formal no mercado. A dica para o turista é observar o prazo de validade do documento como mais uma identificação de segurança durante o passeio.

Mesmo diante de tantas inovações que se faz necessário, a categoria continua fragilizada por conta da ausência de fiscalização que o Ministério do Turismo não realiza, colaborando com aumento da ilegalidade e má prestação de serviço que cresce vertiginosamente no Brasil. Sem comentar, também, da falta de compromisso dos Órgão Delegados representativos do MTur pelo Brasil, que continuam recebendo certificados com a carga horária mínima de 800 horas estabelecida no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação.

Esperamos que num futuro próximo, a entidade mor do turismo brasileiro consiga entender que os milhões de reais que se gastam para promoção e divulgação dos destinos turísticos possam ser divididos para fiscalização; porque sem controle e ordenamento nas diversas atividades turísticas que acontecem pelo Brasil, esses referidos milhões são jogados no ralo, por conta da má prestação de serviço que cresce cada dia no território brasileiro contribuindo negativamente para imagem dos destinos.

ASCOM