Notícias‎ > ‎

10 de Maio, Dia Nacional do Guia de Turismo

postado em 9 de mai de 2016 20:47 por Fenagtur Brasil

Em comemoração ao dia que se comemora o profissional que ajuda a tornar as viagens mais ricas e interessantes, pedimos a Irma Karla, Presidente da Federação Nacional dos Guias de Turismo, que nos enviasse um texto.

Embora não faça referência direta ao turismo religioso, Irma ajuda a entender a importância do trabalho desses profissionais ainda pouco valorizados no Brasil, principalmente no mercado de turismo religioso:

10 de Maio, Dia do Guia de Turismo

Um dia para homenagear os personagens do turismo brasileiro, que tem a responsabilidade de transformar as informações contidas nos livros, revistas e folders em experiências enriquecedoras.

Ser Guia de Turismo, é mais que ter formação e conhecer um lugar, o Guia de Turismo utiliza com exatidão o potencial de sua voz, gestos, movimentos além de todo seu potencial expressivo para atingir a comunicação com os visitantes. Quando um olhar é direcionado por um Guia de Turismo o cartão postal, ganha novos olhares, pois mesmo sendo um postal dos mais conhecidos o Guia de Turismo consegue mostrar sempre um detalhe que o turista desconhecia.

Conhecer as praias do Nordeste, uma trilha na floresta Amazônica, contemplar as quedas de Foz do Iguaçu, vivenciar a religiosidade, história e eventos culturais, experimentar os cheiros e sabores com a condução de um Guia de Turismo, com certeza é muito mais enriquecedor.

O Guia de Turismo transforma o visitante em expedicionário dos lugares já descobertos, proporcionando-os ao lazer contemplativo, a integração pessoal e o enriquecimento cultural. A capacidade de transformar as frias letras e imagens de um texto em movimentos… é sem sombra de dúvidas, fazer reviver um personagem da história, dando vida e cor a um prédio, obelisco ou monumento  com as narrativas dos fatos que concretizaram a história do lugar.  
 
A Federação Nacional dos Guias de Turismo – FENAGTUR homenageia a todos os Profissionais Guias de Turismo do Brasil, que se dedicam a mostrar o que de mais belo existe em nosso País. Agradecemos pela dedicação, espírito de desprendimento e muito profissionalismo que demonstram ao transformar a cultura, o esporte, o patrimônio histórico cultural e as paisagens naturais do Brasil, em instrumentos de trabalho.

Mas é bom neste momento, alertar a sociedade brasileira que ao planejar uma viagem, é bom fugir das propagandas enganosas e da clandestinidade.  Da mesma forma que se deve evitar o auto medicamento e procurar um médico, também para realizar uma viagem faz-se necessário procurar um profissional capacitado e cadastrado no Ministério do Turismo, que deve ser consultado para orientar, sugerir e elaborar o roteiro, evitando perda de tempo e outros possíveis dissabores.

Irma Karka, presidente da FENAGTUR
 
Viagem + Profissional Credenciado = Sonhos realizados com segurança!

Parabéns aos guias de Turismo do Brasil!

Cordialmente,

Irma Karla
Presidente
FENAGTUR

http://www.viagensdefe.com.br/10-de-maio-dia-nacional-do-guia-de-turismo/

Comments